A AM Solutions avança no pós-processamento automatizado com inovações e parcerias
- RÖSLER OTEC
- Feb 13
- 4 min read

Na Formnext 2024, a AM Solutions – 3D post processing technology demonstrou mais uma vez sua liderança em pós-processamento automatizado para manufatura aditiva ao apresentar inovações revolucionárias. Os renomados sistemas 2 em 1 da empresa também continuaram sendo uma atração importante. A exposição foi enriquecida com importantes informações sobre colaborações bem-sucedidas com líderes do setor, como EOS e Stratasys, destacando esforços conjuntos que estão moldando o futuro da manufatura aditiva.
A Formnext 2024 confirmou seu papel como um dos principais encontros internacionais para a indústria de impressão 3D e também um palco ideal para mostrar inovações em manufatura aditiva industrial. Este ano se ressaltou a crescente importância do pósprocessamento para tornar a impressão 3D mais viável economicamente a produção em série. “O pós-processamento automatizado é essencial para aumentar a eficiência, melhorar a qualidade e reduzir os custos por peça”, afirmou David Soldan, chefe da AM Solutions – 3D post processing technology. “Muitas etapas de pós-processamento ainda são manuais, o que despende tempo e recursos, além de limitar a reprodutibilidade. Enfrentar esse desafio é fundamental para tornar viável a manufatura aditiva em escala industrial.”
A AM Solutions demonstrou sua capacidade de enfrentar esses desafios com expertise derivada de décadas de experiência em acabamento de superfície e conhecimento de automação da Rösler. A empresa oferece soluções sob medida para as demandas específicas da manufatura aditiva, muitas vezes com colaborações estreitas com os principais fabricantes de impressoras, como HP, Stratasys e EOS, que contam com a expertise da AM Solutions. A AM Solutions avança no pós-processamento automatizado com inovações e parcerias Na Formnext 2024, a AM Solutions – 3D post processing technology demonstrou mais uma vez sua liderança em pós-processamento automatizado para manufatura aditiva ao apresentar inovações revolucionárias. Os renomados sistemas 2 em 1 da empresa também continuaram sendo uma atração importante. A exposição foi enriquecida com importantes informações sobre colaborações bem-sucedidas com líderes do setor, como EOS e Stratasys, destacando esforços conjuntos que estão moldando o futuro da manufatura aditiva. Além dos já conhecidos sistemas S1 Wet, M4 e C1, a AM Solutions apresentou novos desenvolvimentos que cativaram os participantes.
Particularmente notáveis foram as soluções 2 em 1, que economizam espaço e reduzem custos, como o S1 e o S2. Essas inovações fortalecem a posição da AM Solutions como um dos principais fornecedores de tecnologia de pós-processamento e um parceiro preferencial para a impressão 3D em escala industrial. Formnext 2024 Maior eficiência e melhor limpeza: nova versão do S2

“Desenvolvemos um ótimo produto com nossa nova versão do já comprovado sistema S2”, explicou David Soldan. O feedback do cliente desempenhou papel fundamental na implementação de melhorias para atender às necessidades do mercado. O novo S2 atinge um aumento de 25% no rendimento do abrasivo, graças a um sistema de circulação de abrasivo de jateamento otimizado, resultando em maior eficiência de acabamento e melhor qualidade de superfície. No coração do novo S2 está a confiável esteira contínua de PU, conhecida pela movimentação suave de peças e desempenho de jateamento consistente em operação contínua.
O design atualizado melhora a estabilidade do processo e evita a concentração de peças em pontos da esteira. Além disso, o recém-integrado sistema de separação por tambor, oferece desempenho superior de limpeza, mesmo com altos volumes de produção. Essas melhorias já impressionaram a Weerg, especialista italiano em impressão 3D, um usuário de longa data dos sistemas de pós-processamento da AM Solutions. Na Formnext, a Weerg comprou dois novos sistemas S2, além de mais um sistema S1.
C1 Max: pós-processamento para grandes bases de construção SLA

Mostrado na Formnext, o sistema C1 Max se baseia no conceito do sistema C1 e foi desenvolvido em parceria com a Sauber Motorsport para atender às demandas específicas de grandes bases de construção SLA. As peças impressas em SLA são submersas em um fluido de processamento (produtos químicos específicos) por meio de um sistema de movimentação automatizado. Uma combinação de processos químicos, térmicos e mecânicos limpa as peças e também amolece as estruturas de suporte, permitindo sua fácil remoção e sem danos.
A solução automatizada reduz o tempo de pós-processamento em impressionantes 50%, eliminando a necessidade de mão de obra intensiva com raspagem manual e dispêndio com equipamento de proteção individual. Além disso, o C1 Max usa um agente de processo especialmente desenvolvido que é mais ecológico do que os agentes existentes. Projetado para um volume de construção de 750 mm x 750 mm x 550 mm, o sistema acomoda bases completas de impressoras como a 3D Systems ProX 800 e SLA 750.
Ele também é adaptável para outros tamanhos de base de construção, como a Stratasys Neo 800.
Solução 3 em 1 para impressoras Stratasys H350 SAF

A colaboração entre a Stratasys Ltd. (Nasdaq: SSYS) e a AM Solutions resultou em um inovador sistema de pós-processamento 3 em 1 para a impressora Stratasys H350 SAF. O novo PowderEase T1 combina remoção de pó, recuperação de pó e dosagem de pó em uma única unidade, simplificando significativamente os fluxos de trabalho, reduzindo os custos operacionais e aumentando a produtividade geral.
Um único PowderEase T1 pode atender até seis impressoras H350, reduzindo a necessidade de equipamentos e mão de obra adicionais. Comparado aos processos manuais, o sistema economiza até 50 minutos por trabalho de impressão, oferecendo uma significativa economia de tempo.
Soluções otimizadas de pósprocessamento para a série EOS P3
A EOS e a AM Solutions uniram forças para conseguir avanços no fluxo de trabalho de pós-processamento SLS para a série EOS P3 NEXT e outras. Essa colaboração produziu dois conceitos de máquina: uma solução de desempacotamento que remove automaticamente o pó das peças de forma econômica e reprodutível, minimizando a exposição do operador ao pó, e um inovador sistema 2 em 1 para peneirar e misturar o pó.
O sistema 2 em 1 combina essas etapas em uma única máquina, economizando espaço e reduzindo custos. Ele emprega um método exclusivo para produzir misturas de alta qualidade de pó novo e reciclado com taxas de mistura ajustáveis, mesmo para pequenos lotes. Os primeiros resultados da EOS indicam desempenho excepcional.
