Líder em produção de aço investe em linha de preservação Rösler
- RÖSLER OTEC
- 20 de mai.
- 5 min de leitura
Atualizado: 21 de mai.
Processamento eficiente e preciso de chapas de aço de grandes dimensões em um ambiente de projeto desafiador

Uma das maiores produtoras de aço da América do Norte construiu recentemente um enorme laminador para chapas de aço em um parque industrial nos Estados Unidos.
O novo laminador está estabelecendo novos padrões em relação ao tamanho das chapas de aço produzidas e torna esta planta uma das mais produtivas da América do Norte.
Além de fornecer aos seus clientes da indústria óleo & gás chapas de aço laminadas de grande espessura e de grandes dimensões, a empresa também oferece o tratamento de superfície das chapas como um serviço adicional.
Este último, muito bem recebido pela indústria, foi implementado com uma linha de preservação Rösler, tipo KON 47/3-HD, especialmente projetada para laminadores.
Chapas de aço de grandes dimensões e pesadas exigem alto grau de precisão e máximo desempenho
Com um comprimento total de 75 metros, uma vazão de jateamento de 3.700 kg/min e
uma capacidade anual de processamento de 122.000 toneladas, a linha de preservação,
fornecida a uma siderúrgica norte-americana, é uma das maiores projetadas e construídas
pela Rösler Oberflächentechnik GmbH, uma verdadeira potência! Esse desempenho é
necessário porque as chapas processadas são muito grandes. Dependendo da
espessura da chapa de entrada para laminação, as chapas laminadas podem
ter até 4.300 mm de largura, 18.000 mm de comprimento e uma espessura máxima
de 203 mm. Marcus Witter, especialista em vendas globais da Rösler, explica: “Essas
dimensões representou um verdadeiro desafio técnico. A operação de jateamento
de chapas tão grandes e pesadas, com peso máximo superior a 45 toneladas,
exige equipamentos muito robustos que não só sejam extremamente produtivos,
mas também trabalhem com alto grau de precisão. Caso contrário, a limpeza
superficial especificada de SA 2,5 não seria alcançada. Os requisitos técnicos e o prazo
de entrega apertado tornaram este projeto ainda mais desafiador.”
A linha de jateamento e aplicação de primer da Rösler oferece um benefício adicional
A posição do equipamento Rösler no final da cadeia de processos demonstra claramente
sua importância para toda a operação de fabricação: a linha de preservação
Rösler oferece não apenas o tratamento de superfície padrão, mas também um
serviço adicional opcional. Isso representa um verdadeiro valor para os distribuidores
de aço, bem como para os usuários finais: o cliente pode escolher entre uma chapa
bruta, como ela vem da laminação, ou uma chapa que foi apenas jateada ou jateada e
com aplicação de primer. „Dependendo do uso final da chapa de aço, essa escolha pode
ser um valor adicional atraente. Por exemplo, chapas que precisam ser transportadas por
longas distâncias ficam expostas a possível processo de corrosão. Nesses casos, é útil
limpar as chapas com jateamento e aplicar um revestimento resistente à corrosão.
Isso não apenas protege as chapas durante o transporte, mas, ao mesmo tempo,
economiza duas etapas na produção do próprio cliente: ele pode cortar e soldar o material imediatamente sem ter que remover o primer soldável aplicado“, explica o especialista em vendas globais da Rösler, Marcus Witter.
Na nova linha de preservação, a empresa utiliza principalmente primers à base de solvente, conforme exigido pela construção naval e operações offshore. Os mesmos primers também são frequentemente utilizados por fabricantes tradicionais de aço. No entanto, devido a
exigências ambientais mais rigorosas, as linhas de preservação da Rösler também
podem processar primers à base de água.
O projeto e os equipamentos fornecidos garantem máxima eficiência de processo
e baixo custo operacional
Uma parte crucial da linha de preservação da Rösler é uma máquina de jateamento
de granalha com transporte por roletes. A entrada da máquina é equipada com um sistema de sopro para remover contaminantes das chapas e um pré-aquecedor. Este último aquece as chapas até a temperatura operacional ideal necessária para a operação de pintura subsequente. O pré-aquecedor, equipado com dois queimadores a gás de alta eficiência, aquece o ar a 260 °C e opera em modo de recirculação. Com uma curta linha de roletes intermediária, as chapas de aço são então transferidas para a câmara de jateamento de granalha, equipada com dez turbinas Gamma 400G, cada uma com potência instalada de 30 kW. Dependendo da largura da chapa, algumas turbinas podem ser

desligadas automaticamente. Isso melhora a eficiência geral do equipamento, reduz a taxa de desgaste e, consequentemente, ajuda a reduzir os custos operacionais.
A máquina de jateamento de granalha possui um sistema automático de reconhecimento da largura da chapa que, dependendo da largura real, desliga seletivamente algumas turbinas. Por esse motivo, para garantir um efeito de limpeza ideal com distribuição uniforme do material de jateamento, a máquina de jateamento foi equipada com um sistema aprimorado de distribuição e recuperação do abrasivo de jateamento.
Considerando um peso de peça de 7 toneladas por metro linear, a Rösler instalou um sistema especial de transporte por roletes para serviço pesado. E para minimizar o desgaste causado pela alta vazão contínua do abrasivo de jateamento de 3,7 toneladas por minuto, toda a câmara de jateamento foi fabricada em aço manganês com 8 mm de espessura e, adicionalmente, revestida com chapas de aço manganês intercambiáveis, também com 8 mm de espessura.
Após a operação de jateamento com granalha, uma estação de limpeza integrada remove os resíduos de abrasivo e o pó das chapas, para que fiquem completamente limpas ao entrarem na cabine de pintura automática. Lá, uma tinta bi componente é aplicada na superfície da chapa com um sistema de pintura sem ar, controlado por sensores que reconhecem a largura e o comprimento da chapa, bem como a velocidade de transporte. Isso ajuda a minimizar o excesso de tinta, o sopro desnecessário de tinta na cabine, resultando em menor consumo de tinta e maior eficiência operacional. Após a secagem, a tinta nas chapas de aço deve ter uma espessura entre 15 e 25 μm.
Após a aplicação da tinta, as chapas são transportadas para o secador, aquecido a cerca de 60 °C. Lá, uma esteira transportadora especial de lâminas garante que a tinta na superfície inferior da chapa não seja arranhada. Isso garante que as chapas saiam do secador sem defeitos visíveis. Um sistema de de queima de voláteis limpa o ar de exaustão da cabine de pintura e do secador, para que os limites legais de emissão possam ser facilmente atendidos.

Comissionamento bem-sucedido apesar do difícil ambiente de instalação e do prazo apertado
A linha de jateamento e aplicação de primer da Rösler foi comissionada no final de 2023 e, desde então, tem operado sem problemas, produzindo excelentes resultados. Devido ao prazo de entrega muito apertado para toda a laminação, a instalação da linha de preservação representou um grande desafio. Enquanto a linha de preservação era instalada, o prédio, incluindo paredes externas, telhado e outras áreas, precisava ser concluído. Marcus Witter conclui: „Isso representou um grande desafio para a instalação da linha de preservação. Mas fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para dar suporte ao nosso cliente no cumprimento do prazo apertado do projeto. No final, fomos bem-sucedidos, pois as equipes de projeto de ambos os lados estavam em contato diário. O clima entre o cliente e nós sempre foi caracterizado por um alto grau de cooperação e comprometimento. No final, conseguimos concluir com sucesso este projeto desafiador.“
A Rösler Oberflächentechnik GmbH orgulha-se de ter sido parceira neste importante projeto e espera participar de projetos futuros com essa mesma ou maior complexidade.